A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis aceitou o desafio da ERSUC e classificou a Noite Branca como um Ecoevento.
Esta medida, que pretende ser alargada a outras iniciativas municipais, resulta da implementação de um objetivo do atual executivo de transformar Oliveira de Azeméis num concelho mais amigo do ambiente. Assim, na Noite Branca serão distribuídos sacos próprios para receção de embalagens plásticas e metálicas (amarelos) assim como cartão e papel (azuis).
“A Câmara Municipal tem que ser um exemplo também no que toca à sustentabilidade ambiental e, por isso, faz todo o sentido que aproveitemos eventos como a Noite Branca para sensibilizar os visitantes para a importância da separação de resíduos e encaminhamento para reciclagem”, salienta a vereadora com o pelouro do ambiente, Inês Lamego.
No próximo sábado “pede-se que os nossos visitantes procurem nas entidades participantes os sacos disponíveis, de forma a colaborarem ativamente nesta EcoIniciativa, que deve ser um compromisso e preocupação coletivos”, refere.
O valor arrecadado com os resíduos encaminhados para reciclagem, será usado em causas, equipamentos ou atividades de cariz ambiental.
A classificação de Ecoevento atribui à iniciativa um caráter de responsabilidade, preocupação e sustentabilidade. Os resíduos resultantes deste evento serão encaminhados para as instalações da ERSUC, onde serão triados e posteriormente enviados para reciclagem.